Desenterrando: ... E O Vento Levou.
... E O Vento Levou (Gone with the Wind). 1939.
A Trama se passa, às vésperas da Guerra Civil Americana. Scarlett O´Hara, uma jovem garota, quando perde o homem que ama, fica completamente desolada, e acaba se envolvendo com Rhett Butler, um rapaz disposto a qualquer coisa por uma aventura amorosa. A explosão da guerra, acaba por mudar de vez a vida de Scarlett, que de uma garota mimada, transforma-se em uma mulher forte, que faz de tudo para levantar a fazenda da família, podendo passar em cima de tudo e de todos.
Gênero: Drama, Romance.
Elenco: Vivien Leigh
Clark Gable
Leslie Howard
Hattie McDaniel.
Direção: Victor Fleming
George Cukor
Sam Wood.
Roteiro: Ben Hecht
David O. Selznick.
Fonte de dados: Wikipédia.
Nota: ★★★★★
(Sujeito a alterações.)
━──────────━────────────━
Curiosidades sobre:
►1400 atrizes fizeram o teste para o papel de Scarlett O’Hara, e até mesmo Vivien Leigh estava longe, de ser a principal escolhida.
►Leigh também, quase foi demitida duas vezes, por simplesmente ser britânica, o sotaque da atriz era um problema para o diretor, e segundo alguns espectadores, ela não trazia a beleza local que a personagem precisava.
►O processo de criação deste filme foi completamente intenso, o roteiro original constava que a obra possuíria 6 horas de duração. Entretanto, toda a produção criativa do filme, se trancaram durante uma semana, inclusive sem muita comida, para conseguir em fim, terminá-lo.
►Os eventos que ocorreram durante a elaboração do roteiro, foram tão emocionantes, que tornou-se base para uma peça chamada "Moonlight and Magnolias."
►Hattie McDaniel e Clark Gable, se tornaram amigos próximos. O ator por sua vez, não perdia a oportunidade de brincar com a atriz. Chegando a substituir chá em uma cena, por bebida alcoólica de verdade.
►McDaniel não teve permissão para assistir à estreia do filme em Atlanta devido à cor de sua pele, naquela época havia restrições como tal nos Estados Unidos.
►Hattie McDaniel foi indicada ao Oscar, na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante. E se tornou a primeira atriz negra a ganha-lo. Contudo, foi obrigada a se sentar em uma área separada daquela reservada ao restante dos atores. E não pôde fazer o discurso de vitória, devido à segregação racial.
►O filme foi indicado ao Oscar em 13 categorias, recebendo 8 prêmios.
►Margaret Mitchell, autora do livro no qual o filme foi baseado, tinha como intenção original, dar a protagonista o nome de Pansy O'Hara
►Vivien Leigh, trabalhou no longa por 125 dias e recebeu US$ 25mil, já Clark Gable, que trabalhou por 71 dias, acabou faturando US$ 120 mil.

