Especial História: Revolução Francesa.
Revolução Francesa:
A Revolução Francesa, foi um movimento impulsionado pela burguesia, e contou também, com a participação de camponeses e classes urbanas que viviam na miséria. O objetivo, era derrubar o antigo regime e assim, instaurar um Estado democrático, que assegurasse os direitos dos cidadãos. A Revolução, foi baseada em ideais iluministas, que defendiam que a autoridade deveria basear-se na razão. Os iluministas, por sua vez, defendiam a liberdade, constitucionalismo, e a separação entre Igreja e Estado. Além disso, eram opositores de peso, da monarquia absolutista.
Filmes que abordam o tema:
A Revolução em Paris (Un Peuple et son roi).
Conta a história, do povo francês, que se mostram cada vez mais descontentes com o rei Luís XVI. Todos clamam, que o monarca abandone o palácio de Versalhes, para ver como a miséria pelas ruas de Paris, era presente. Em seguida, eles vão à Assembleia Nacional, fazer pressão em nome de uma revolução, com lutas e a queda da Bastilha, assim começa a nascer a República Francesa.
Gênero: Drama, Histórico.
Elenco: Gaspard Ulliel
Adèle Haenel
Louis Garrel.
Direção: Pierre Schoeller.
Roteiro: Pierre Schoeller.
Fonte de dados: Wikipédia.
Nota: ★★★★
(Sujeito a alterações.)
━──────────━────────────━
Caindo no Ridículo (Ridicule).
Conta a história de um jovem engenheiro francês, que terá de usar artimanhas para a realização de uma obra onde vive. Com o intuito de melhorar a qualidade de vida da população, para isso, o mesmo terá que entrar em um jogo com a corte de Luís XVI, utilizando de seu charme e humor, mas, ao mesmo tempo, tentando não passar vergonha.
Gênero: Comédia Dramática.
Elenco: Charles Berling
Jean Rochefort
Fanny Ardant.
Direção: Patrice Leconte.
Roteiro: Rémi Waterhouse
Michel Fessler
Eric Vicaut.
Fonte de dados: Wikipédia.
Nota: ★★
(Sujeito a alterações.)
━──────────━────────────━
Maria Antonieta (Marie-Antoinette).
Conta a história da princesa austríaca Maria Antonieta, enviada à França, para se casar com o príncipe Luís XVI, como parte de um acordo entre os países. Na corte de Versalhes, Antonieta, tinha de passar por diversas regras rígidas de etiqueta, ferrenhas disputas e fofocas insuportáveis. A mesma vivia em um mundo, onde não se sentia confortável, onde decide criar um universo a parte, podendo se divertir. Contudo, fora do palácio, a revolução já iria explodir.
Gênero: Drama, Histórico, Biografia.
Elenco: Kirsten Dunst
Jason Schwartzman
Rip Torn.
Direção: Sofia Coppola.
Roteiro: Sofia Coppola.
Fonte de dados: Wikipédia.
Nota: ★★★★
(Sujeito a alterações.)

