A História do Cinema.


A Origem do Cinema:

A imagem-movimento, é a captação de imagens práticas da realidade, não como a fotografia, imóveis. A captura da imagem-movimento, só foi possível a partir da criação do cinetoscópio por William Dickson, em 1889. William, foi assistente do cientista / inventor estadunidense, Thomas Edison. 

O cinema, de fato, teve origem no cinetoscópio, porém, não eram projetadas as imagens em telões. Quem fosse ver algo no cinetoscópio, tinha de observar as imagens no interior da câmara, por meio de um buraco bem pequenino. Sendo assim, não era possível que todos vissem de uma vez só. Entretanto, o invento, foi um grande abridor de portas para que outros surgissem.

Foi em 1892, que o francês Léon Bouly conseguiu desenvolver o cinematógrafo, a partir de melhorias feitas no cinetoscópio, este era um modelo que conseguia gravar e projetar a luz das imagens-movimento em tela. Porém, Léon, não possuía dinheiro para registrar o invento. Deste modo, acabou sendo patenteado pelos irmãos Lumière, que, a partir de 1895, fizeram várias produções cinematográficas de pequeno porte, e as exibiu em sessões específicas.

Primeiros filmes dos irmãos Lumière:
►"Saída dos Trabalhadores da Fábrica Lumière"
►"Chegada de um Comboio à Gare de La Ciotat"
►"O Regador Regado".

Caso queira saber um pouquinho mais sobre os Lumière, assista:
Lumière! A Aventura Começa (2016). Documentário com imagens históricas, através de breves filmes produzidos pelos irmãos, restaurados em alta resolução e com a intenção de festejar o legado da dupla. 


━──────────━────────────━


História do Cinema em Hollywood:

Como falamos anteriormente, no texto acima. Thomas Edison foi responsável por patentear diversas invenções, incluindo, para a produção de filmes. Porém, o próprio utilizou destes fatores para o seu favorecimento.

Vamos lá, Motion Pictures Patents Company, foi feita por empresas como Biograph, Star, Pathé, Lubin, Vitagraph, dentre outras. Tudo isso sob comando de Thomas, a MPPC (sigla) possuía as patentes de filmes, câmeras, e outros equipamentos relacionados à produção. Desta forma, distribuidores e realizadores, passaram a ter obrigação de pagar por direitos autorais. Edison recebia a maior parte do dinheiro. Isto cresceu, quando a Eastman Kodak (líder do mercado norte-americano de filmes virgens) fornecia material apenas para produtores associados à MPPC.

Quando não eram dados créditos a direitos autorais, produtores e exibidores eram levados a julgamento. Então, para você produzir, era obrigado a pagar a Edison.

Algumas pessoas que faziam parte da indústria cinemátografica, decidiram ir por outro caminho, isto tudo, para realizarem suas produções, em paz. O destino escolhido, seria a Califórnia, lá, juízes não davam a devida atenção às patentes de Edison, e era um local bem distante da MPPC. E assim, surgiu Hollywood e oito grandes estúdios, o chamado Big Eight. Metro-Goldwyn-Mayer (MGM).

►Paramount
►Warner Bros
►RKO
►Fox
►Universal
►Columbia
►United Artists.

━──────────━────────────━

História do Cinema Brasileiro:

O Cinema no Brasil, começou em julho de 1896, quando ocorreu a primeira exibição no país, na cidade do Rio de Janeiro. Foram exibidas diversas produções que retratavam o dia a dia, das cidades europeias. A partir daí, que o cinema nacional começa a ganhar vida, e identidade. 

Ao passar do tempo, o Cinema brasileiro, começou a abordar em suas produções, questões da nossa realidade, a realidade brasileira. Seja, com contexto social, econômico, cultural, dentre outros. Isso acabou sendo um grande fator para comprometimentos, sobre a estrutura cinematográfica.

Por conta disso, a história do cinema brasileiro, é subdividida em períodos, conhecidas como, O Domínio de Hollywood, o Cinema Novo, A Retomada e a Pós-Retomada. Vamos lá, então:

►O domínio de Hollywood -

Depois da Primeira Guerra Mundial, se iniciou um período de crise no cinema brasileiro. Isso aconteceu devido à redução no número de filmes europeus exibidos aqui, o que abriu espaço, para as produções hollywoodianas, que deixaram de ser taxadas no Brasil. 

Entre os anos de 1930 e 1940, acontece um investimento fortissímo, na divulgação dos filmes norte-americanos no país. Essas produções não só ganharam espaço, como também determinou a estrutura narrativa com que o público passará a assistir, a narrativa linear, aquela com início, meio e fim, ou final feliz.

Desta maneira, a Cinédia, primeiro grande estúdio criado no Brasil, passa a investir em tramas que sejam parecidas, com as norte-americanas.

►Cinema Novo-

Com grande influência pelas vanguardas europeias, o Cinema Novo surgiu com a ideia de desvincular a produção nacional da estética hollywoodiana. O movimento é impulsionado por nomes como Nelson Pereira dos Santos e Glauber Rocha. Glauber, foi o criador da expressão “estética da fome”, que diz respeito, a categoria de cinema que ele espera produzir. As produções desse período, dão voz a temas populares e são repletas de caráter social e político.

►A Retomada-

O cinema brasileiro inicia grande mudança, devido ao impeachment de Collor. Isso, tem grande destaque a promulgação da Lei do Audiovisual no ano de 1993. Ela cria formas, para haver incentivo à produção do cinema nosso. O primeiro filme feito, por esta norma foi “Carlota Joaquina, Princeza do Brazil”, no ano de 1994, de Carla Camurati. 

►A pós-retomada-

Esse é o período que vivenciamos atualmente no cinema. Se iniciou em 2003 e é marcado por filmes de grande repercussão nacional e internacional nacional.

(Vale lembrar que temos um especial sobre Cinema Brasileiro, aqui no Cineston.)

Espero que tenham gostado. Para a produção desta matéria, houve uma grande pesquisa, aqui vai às fontes utilizadas:

A Origem do Cinema: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/origem-cinema.htm

História do Cinema em Hollywood: https://institutodecinema.com.br/mais/conteudo/cinema-em-hollywood-a-historia-completa

História do Cinema Brasileiro: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/historia-do-cinema-brasileiro

 

Postagens mais visitadas